O que esperar em sua primeira sessão de psicoterapia?
Comparecer à terapia pela primeira vez pode ser compreensivelmente intimidador. Neste artigo, meu objetivo é aliviar parte da apreensão comumente experimentada, explicando o que você pode esperar durante uma consulta inicial com um terapeuta (neste caso, eu!).
12/21/2023
O QUE POSSO ESPERAR ANTES DA PRIMEIRA SESSÃO?
Em seu primeiro contato comigo ofereço uma conversa de aproximadamente 20 minutos sem custo e sem compromisso. Isso é bastante comum entre os terapeutas hoje em dia. O objetivo desta chamada é ajudar a ambos (paciente e psicóloga) a determinar se sou a profissional mais adequada para suas necessidades atuais, com base em minha formação, experiência e especialidades e se você se sente minimamente confortável comigo. Se for o caso, daremos início ao processo psicoterapêutico agendando nossa primeira sessão. Se eu não for a melhor opção para você, farei o possível para recomendar outro psicólogo.
Depois de nossa primeira conversa, se você decidir continuar as sessões comigo receberá alguns documentos para ler com orientações sobre as sessões e outros para preencher, deverá ler e devolvê-los preenchidos antes da primeira sessão. Os formulários geralmente incluem:
Detalhes pessoais, informações de contato e contato de emergência.
Formulário de consentimento de informações e confidencialidade.
Algumas perguntas breves relacionadas a problemas comuns que você pode estar enfrentando
A PRIMEIRA SESSÃO
O objetivo da primeira sessão é o de nos conhecermos e para que eu possa entender, em profundidade, quais problemas o levam à terapia e o que você espera alcançar com o processo terapêutico. A sessão começa verbalmente passando pelas informações de confidencialidade e as exclusões à confidencialidade (você pode ler mais sobre confidencialidade neste post). Em seguida, farei perguntas que me permitirão entender bem seus problemas atuais, conhecer suas circunstâncias de vida e história pessoal e determinar o que você espera alcançar com a terapia.
Você será questionado sobre questões de risco, como se já teve pensamentos, planos ou intenções suicidas ou violentas. Também perguntarei se você se sente em risco de prejudicar a si mesmo ou a outros. Faço essas perguntas a todos os clientes que encontro. Isso é para garantir que eu possa desempenhar meu papel, apoiando você da melhor maneira possível, e manter você e os outros em segurança.
"E de repente você sabe: é hora de começar algo novo e confiar na magia dos começos.
Meister Eckhart
O QUE EU GANHAREI NA PRIMEIRA SESSÃO?
Antes de encerrarmos, você terá a oportunidade de fazer perguntas sobre a terapia. Eu lhe fornecerei minhas reflexões iniciais sobre seus problemas, como acredito que a terapia pode ajudá-lo e o que o comprometimento com a terapia implicaria na prática. Você sairá da sessão com um plano claro de como posso ajudá-lo e como será essa ajuda.
E SE EU NÃO PUDER TE AJUDAR?
Em algumas ocasiões, posso decidir que não sou a pessoa mais adequada para apoiá-lo, com base em minha formação, experiência e especialidades. Isso geralmente é identificado durante a chamada de consulta inicial, mas, em algumas ocasiões, só pode ser determinado após a primeira sessão. Se eu não achar que sou a melhor pessoa para ajudá-lo, farei o meu melhor para conectá-lo a um terapeuta que possa.
E SE VOCÊ NÃO QUISER FALAR SOBRE CERTOS ASSUNTOS?
O que você escolher falar, ou não, é totalmente com você. Você está no controle. Você não será obrigado a falar sobre nada que preferir não falar. Devido às restrições de tempo (além do fato de que acabamos de nos conhecer e, portanto, eu sou praticamente uma estranha para você no início), é incomum que discutamos em profundidade qualquer coisa profundamente dolorosa ou traumática para você na sessão inicial. Ao longo de várias sessões de terapia, espero que estabeleçamos um relacionamento terapêutico de confiança e seguro, no qual você se sinta mais capaz de compartilhar.
Pacientes anteriores me disseram que compartilhar algo muito angustiante para eles, algo que historicamente evitaram pensar e falar, geralmente resulta em uma redução em sua angústia a longo prazo. Eles costumam dizer também que compartilhar e discutir algo doloroso em voz alta não é tão angustiante quanto pensavam que seria. Tudo é feito no seu próprio ritmo.
O QUE ACONTECE DEPOIS?
Antes de encerrarmos a sessão, concordaremos com seus objetivos terapêuticos e um plano de tratamento inicial. Geralmente, nos encontraremos regularmente, semanalmente, no mesmo horário a cada semana, mas isso depende das circunstâncias individuais.
